Como tratar intoxicação alimentar em casa?

Nós vivemos em um país de clima tropical, onde o verão é realmente muito quente e isso facilita a proliferação de bactérias e por conta disso os alimentos estragam com muita facilidade, podendo causar uma intoxicação alimentar em caso de consumo.

A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos com bactérias, parasitas e vírus prejudiciais ao corpo. Os principais alimentos que podem causar a doença são ovos e as carnes cruas (bovina, suína e de aves). Alimentos expostos a altas temperaturas, armazenados por longo período ou expostos sem proteção, também podem provocar a intoxicação. Falta de higienização nas mãos e nos ambientes onde são armazenados ou feitos os alimentos, por conta disso é muito comum ver os hospitais lotados, no verão, de pacientes com intoxicação alimentar, muitas vezes causadas por alimentos comprados nas ruas e praias.

Os sintomas da intoxicação alimentar podem ser facilmente confundidos com os de uma virose, os principais são: Enjoos, diarreia, vômito, dores estomacais e abdominais, dores de cabeça, febre, fraqueza e moleza, mal-estar e desidratação.

Vale lembrar que nem sempre é possível fazer qualquer tipo de tratamento em casa, é preciso procurar a ajuda de um profissional da saúde qualificado. Ou quem sabe você mesmo fazer um curso técnico de enfermagem 2018 e entrar para a área da saúde e ter conhecimento suficiente para fazer alguns procedimentos médicos.

Muitas vezes é aconselhável apenas o repouso, mas é importante procurar um médico pois a desidratação extrema pode levar a morte. Os tratamentos mais comuns recomendados pelos médicos são os caseiros, a hidratação é o principal deles e deve ser feito consumindo muita água, sucos, chás e soro caseiro. A alimentação também é muito importante para a cura, pois alimentos gordurosos podem piorar os enjoos.

O soro caseiro é muito usado em casos de intoxicação alimentar, ele não possui contraindicações e pode ser utilizado até por animais. Confira a receita abaixo:

40g de açúcar

3,5g de sal;

1 litro de água filtrada e/ou fervida.

Misture todos os ingredientes e beba em pequenos goles várias vezes ao dia, de preferência na mesma quantidade de liquido perdido na diarreia ou vômito. Esse soro tem a validade de 24 horas.

Escreva seu Comentário