Quantos graus é febre em recém nascido

A febre sempre deixa os pais preocupados, e quando é um recém-nascido a preocupação é em dobro, normalmente essa elevação febril não é percebida, só quando há alguma reação no bebê, como choro e irritação.

Os médicos consideram febre acima dos 37 graus centígrados, mas alguns bebês podem ter até 37,5 graus, considerado normal. Se a temperatura está nessa casa e a criança está aparentemente normal, não há o que se preocupar. Mas se estiver acima de 37,8, pode considerar que a criança está febril.

Atenção: Procure um médico, se seu bebê está chorando inconsolável, ou se estiver muito parado. Se a temperatura estiver acima de 37,8 graus, procure o pediatra ou o postinho de saúde do seu bairro.

No caso do bebê tiver menos de 1 mês de nascido, qualquer febre é preciso ser avaliado pelo médico pediatra responsável da criança.

Qual termômetro usar?

O termômetro de vidro e mercúrio é o mais seguro, inclusive é usado pelos médicos e funciona para comparação com outros termômetros.

Como usar o termômetro?

Coloque a ponta metálica do termômetro embaixo do braço do bebê, veja se está em contato direto com a pele e espere cerca de quatro minutos.

Como abaixar a febre?

Cada bebê dever ter o remédio antitérmico recomendado pelo pediatra, nas visitas ao médico é preciso se precaver e perguntar qual o melhor remédio. Mas normalmente o remédio recomendado para bebês acima de 3 meses é o Paracetamol com a dosagem recomendada pelo pediatra.

Dica importante: Quando a criança está com febre, normalmente ela se desidrata apenas pela transpiração, portanto dê bastante água para o bebê. Ou então um banho morno para controlar a temperatura corporal.

Casos mais graves

Em casos extremos de temperatura muito elevada, corra para o pronto socorro mais próximo ou chame a emergência ligando para 193 (Bombeiros) ou até mesmo para 190 (Polícia Militar). Esses órgãos públicos são acostumados com esses tipos de situações e pode te ajudar.

Escreva seu Comentário