Depressão e sua saúde

Uma doença dos tempos modernos que tem afetado um número alarmante da população mundial é a depressão. A doença psiquiátrica causa problemas psicológicos e físicos.

O grande problema dessa doença, é a dificuldade de diagnóstico pois seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças. E infelizmente as pessoas e até os próprios médicos ainda tem um preconceito e desconhecem doenças psiquiátricas e isso faz com que os portadores da doença fiquem sofrendo enquanto não obtém o tratamento necessário.

Sintomas

A maioria dos depressivos tem sintomas físicos, como cansaço, insônia e dores. Além de sintomas psicológicos como desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer realizar tarefas cotidianas, humor depressivo, irritabilidade excessiva, ansiedade, angústia, diminuição ou incapacidade de sentir alegria em atividades agradáveis, desinteresse, falta de motivação, apatia, falta de vontade e indecisão. Com o surgimento dos sintomas é necessário procurar imediatamente a ajuda de um psiquiatra ou psicólogo.

Causas

Assim como diversas doenças psiquiátricas, a depressão pode ser provocada por diversos fatores, sejam eles físicos ou psicológicos. O principal fator para a depressão é a falta de serotonina, noradrenalina e dopamina, porém o fator genético também conta muito.

Tratamento

Para tratamento da depressão existem diversos tipos de antidepressivos, diferente do que algumas pessoas imaginam esses remédios não deixam viciado, sem controle motor e nem causam alucinações. Esses antidepressivos podem demorar para atingir o efeito desejado, as vezes até semanas. Como cada paciente necessita de um tipo de remédio, durante o período de adaptação o remédio pode ser trocado diversas vezes.

O auxilio mais importante durante o tratamento é o psicológico, por isso, apesar do medicamento, o paciente deve ser acompanhado por um psicólogo. A terapia muitas vezes auxilia mais que os próprios remédios, ela ajuda o paciente a enfrentar a doença e descobrir os problemas emocionais que o desmotivaram.

Escreva seu Comentário