Benefícios das fibras no emagrecimento

Em busca de saúde e um corpo saudável, na maioria das vezes recorremos ao emagrecimento. Mas como emagrecer não é nada fácil, é melhor contar com alguns aliados que podem facilitar nesse árduo processo. Entre os aliados estão as fibras, que são elementos do grupo vegetal que fornecem carboidratos para o corpo.

Aliada a uma alimentação equilibrada as fibras alimentares podem ajudam bastante, apesar de não fornecerem nenhum tipo de nutriente ao nosso organismo.

As fibras são divididas em dois grupos:

Fibras solúveis: Esse grupo são das fibras que podem ser diluídas na água. Os benefícios à saúde que esse tipo de fibra traz é principalmente o retardamento do esvaziamento do estômago, nos deixando com a sensação de saciedade por maior tempo, elas também diminuem a absorção de glicose e colesterol, e tem efeitos contra o câncer colorretal.

Fibras insolúveis: Esse grupo de fibras não se se dissolvem na água, elas colaboram para o aumento do bolo fecal, aceleram o tempo de trânsito intestinal e auxiliam na evacuação.

Melhorando a evacuação o risco de inflamação nas paredes intestinais e hemorroidas são mínimos.

Podemos encontrar fibras em diversos alimentos, os principais são: Aveia, alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, espinafre, goiaba, milho verde, farelo de trigo, feijões de diversos tipos, lentilha, linhaça, brócolis, tangerina, manga, cevada, ameixa, abacate, figo, laranja, mamão, morango, framboesa, pêssego, abacate, tomate, amêndoas e nozes. Alimentos processados como pão integral, macarrão integral e arroz integral também contribuem no consumo de fibra diário.

É sempre bom lembrar que as fibras não fazem milagres pelo nosso corpo, o indivíduo que as consume deve ingerir bastante água para evitar complicações futuras. A quantidade de consumo recomendada para evitar o câncer intestinal é de 20 a 35 gramas por dia. O consumo de fibras em excesso interfere na a absorção de zinco e cálcio, especialmente em crianças e idosos.

Escreva seu Comentário